O pedido de parcelamento deve ser feito através do portal do Simples Nacional, veja o passo a passo de como deve ser realizada esse parcelamento.
Parcelamento do MEI pelo Portal do Simples Nacional!
- Regularização: Envie as DASN pendentes, referentes aos anos anteriores;
- Acesse o site > MEI: Acesse o site do Simples Nacional, vá na guia “Simei – Serviços”;
- Parcelamento > Serviços: Ao acessar a guia, procure por parcelamentos e escolha a opção “Parcelamento – Microempreendedor Individual”, clique na chave de acesso.
- Entre com seus dados: Insira o número do CNPJ, número do CPF do responsável e código de acesso, caso não possua o Código de acesso, clique na opção no final da página para gerar um.
- Pedido de parcelamento: Ao acessar a conta da empresa, escolha a opção “Pedido de Parcelamento”;
- Relação dos débitos: Aparecerá uma relação dos débitos, onde tem a opção de “retornar” ou “continuar”. O próprio site propôe uma opção de parcelamento de aocrdo com o valor da dívida.
- Recibo de adesão: Caso escolha a opção continar no passo acima, será emitido um recibo de adesão. E no final da página, já terá a opção para imprimir a 1ª parcela do DAS. Após o pagamento da 1ª parcela, é possível escolher a opção “Débito Automático” para as parcelas posteriores.
Observação:
Quando você abre um MEI, existem alguns deveres que precisam ser cumpridos. Entre eles, estão os pagamentos do DAS, que envolvem todas as taxas pagas de tributos. E quem não consegue pagar, tem a opção de parcelar a dívida do MEI.
Por conta de determinados motivos, alguns microempreendedores individuais não conseguem realizar o pagamento mensal. Dessa forma, causando o acúmulo do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), podendo causar problemas fiscais.
Comments are closed